Esqueça aquela ideia de que o telemarketing só pode ser feito com uma empresa terceirizada e que isso não traz retorno. Hoje você vai ver que essa estratégia juntamente com um sistema CRM pode ser muito mais lucrativo do que já imaginou.

Primeiro: se existe uma equipe que liga para seus clientes ou recebe ligações, a fim de resolver problemas, realizar vendas e melhorar o relacionamento, sua empresa já faz telemarketing. Mas como será que vocês estão se saindo?

É importante ter em mente que muitos clientes em potencial ainda não conhecem a sua empresa e que essa será a primeira impressão que ele terá da sua empresa – o que, cá para nós, é muito importante.

Portanto, o consultor que vai atender ou ligar para o cliente deve conhecer muito bem os produtos, serviços e soluções da empresa para ter um atendimento rápido e eficiente, que realmente deixe o cliente satisfeito.

Muitas empresas que querem potencializar suas vendas e melhorar a satisfação do cliente, contam com o Sistema CRM que proporcionamos pelo Luggia CRM [você pode conferir mais detalhes aqui].

Mas, para se sair bem com esse serviço, é necessário conhecer mais a fundo sobre os procedimentos e seguir algumas dicas que vamos passar para você. Confira a seguir!

Tipos de telemarketing: qual deles atende melhor as necessidades dos seus clientes?

A maioria das empresas conta com um sistema CRM eficiente e atua com os dois tipos: o ativo para conseguir mais aquisições de produtos e o receptivo para melhorar o relacionamento com os clientes (como o SAC, por exemplo).

Mesmo quando o assunto é vendas, o Ativo e o Receptivo agem de maneiras diferentes e dão visões variadas aos clientes. Por exemplo:

Ativo: o consultor da sua empresa entra em contato com possíveis clientes para fazer prospecção. Isso pode significar que alguns deles podem não conhecer o seu negócio, mesmo precisando dele.

O papel dos consultores é criar a necessidade da maneira mais interessante possível, evitando os clichês de “telemarketing chato”. Lembre-se que persistir é diferente de insistir.

Receptivo: o cliente entra em contato com a sua empresa para tirar dúvidas, fazer sugestões, solucionar problemas ou comprar o seu produto / serviço.

O papel dos consultores é atender esses clientes, resolvendo quaisquer que sejam as questões que lhes foram apresentadas.

É importante que o cliente não saia sem respostas, ou o papel de deixar o consumidor satisfeito não será cumprido e sua empresa passará uma imagem ruim ao público.

A semelhança entre os dois tipos que devem ser respeitadas no seu telemarketing

Esqueça a ideia de que o ativo precisa de perfil de vendedor e o receptivo de atendente. Essa é uma dica que vai fazer toda a diferença no seu resultado de vendas.

Conhecemos uma empresa que resolveu colocar o perfil de vendas necessário para as duas áreas de atendimento e o resultado foi espetacular. Certas vezes, o SAC vendia mais do que o Ativo.

Portanto, o respeito aos processos de atendimento devem existir. São 5 fases: abordagem, sondagem, apresentação, argumentação e fechamento.

Mas quais são as vantagens de implementar isso na sua empresa e contar com um bom telemarketing junto ao Sistema CRM de qualidade? Confira a seguir!

Dicas que você não pode esquecer de pôr em prática

Para garantir que seus consultores vão prestar um bom atendimento ao cliente e seguirão o processo de atendimento, não se esqueça de dois passos:

  1. Tenha um roteiro de vendas para padronizar o atendimento, que foque nas 5 fases do processo de atendimento que falamos acima;
  2. Estabeleça um controle de qualidade, para garantir que os principais pontos do script (roteiro) sejam seguidos.

Para que o seu script seja adequado e siga os melhores padrões de atendimento, basta seguir os passos abaixo para montá-lo e fazer com que esses pontos façam parte da cultura dos consultores. Confira:

  • Evite gírias que são “características de telemarketing”;
  • Use palavras positivas;
  • Transmita segurança para o cliente;
  • Conheça a fundo os produtos / serviços;
  • Sempre chame o cliente pelo seu nome;
  • Tenha em mãos o máximo de informações no mínimo de tempo;
  • Seja objetivo, mas não deixe espaço para dúvidas;
  • Se coloque no lugar do cliente;
  • A cada 20 ou 30 segundos, volte em linha para pedir mais um instante, caso precise procurar a informação;
  • Ao final da ligação, confirme todas as principais informações passadas para o cliente durante o contato, evitando problemas posteriores.

Mas não adianta exigir que seus consultores tenham uma ótima performance em vendas, se a empresa não disponibilizar os recursos necessários para isso – que é o Sistema CRM eficiente. Entenda a seguir que…

O sistema CRM é um forte aliado para potencializar suas vendas

Muitas empresas que usam o telemarketing como estratégia de vendas e relacionamento, contam com o sistema CRM para ter informações de fácil acesso e ainda agendar contatos ou tarefas relacionadas ao cliente da melhor maneira possível.

Em um sistema CRM inteligente, como o do Luggia, você pode:

  • Configurar o próprio roteiro de vendas para que fique ao alcance da sua equipe;
  • Guardar dados de contato e informações preciosas sobre cada atendimento;
  • Guardar informações importantes e necessárias para finalizar uma venda;
  • Agendar retornos para cada cliente, à medida que ele estiver analisando propostas;
  • Enviar propostas padrões para cada cliente, de acordo com o contato do consultor;
  • Disponibilizar atualização de informações dos produtos / serviços no próprio sistema CRM e compartilhar com a sua equipe…

 

E muito mais! O Luggia CRM se qualifica entre os melhores sistema CRM do mercado e é o mais completo se tratando de controle de vendas, gestão de equipe, controle de tarefas e backup de informações.

Se você quer ter um atendimento humanizado e realmente consultores, em vez de robôs, representando a sua empresa, conte com um sistema eficaz hoje e pratique o telemarketing com total segurança!

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