Sistema ERP e CRM de vendas são ferramentas eficazes para processos gerenciais e comerciais de empresas, independentemente do porte e segmento. No entanto, elas são frequentemente confundidas.

Vejamos o caso da Mundo Doce, distribuidora de doces sediada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Para manter o crescimento da pequena empresa, o proprietário Felipe Di Lello realizou uma pesquisa de mercado e escolheu um ERP.

Mesmo com alguns processos já automatizados, Felipe sentiu a necessidade de organizar melhor procedimentos e informações. Com a adoção do sistema, a Mundo Doce se tornou a maior distribuidora de doces da sua região.

Aumentando o faturamento e o mix de produtos

O faturamento da pequena empresa aumentou em 100% e o seu mix de produtos passou a contar com mais de 600 itens. Isso porque o processo de vendas se tornou mais ágil, o estoque mais eficiente e os tributos foram melhor avaliados.

No caso da Mundo Doce, a solução escolhida para o crescimento foi o ERP. Porém, é comum observar que a saída para o crescimento estratégico de diversas outras empresas gira em torno da gestão e controle de vendas por meio de um CRM.

É o contexto da iFood, uma das maiores agências de restaurantes online do mundo, por exemplo. A partir de uma estratégia centrada no cliente, a empresa obteve um crescimento de 166%.

Melhorando o relacionamento com clientes e parceiros

A adoção do CRM na iFood ajudou a gerenciar e melhorar o relacionamento da marca com os seus clientes finais e restaurantes parceiros. O resultado foi o crescimento da empresa e a fidelização de novos clientes.

Diante desses cases de sucesso, muitos empresários e gerentes comerciais se confundem na hora de implementar uma ferramenta para fazer o seu negócio crescer ainda mais e dominar parte de seu segmento.

Pensando nisso, organizamos informações detalhadas antes de você tomar uma decisão que envolva o controle interno e a gestão de vendas da sua empresa. Preparado? Vamos lá!

O que é Sistema ERP?

Sistema ERP (Enterprise Resource Training) é um software de gestão interna que gerencia as atividades financeiras, fiscais e contábeis de uma empresa. Dessa forma, ele integra informações sobre despesas e receitas, por exemplo.

Em geral, o Sistema ERP é utilizado por diretores e gestores. No entanto, áreas como logística, contabilidade e recursos humanos também utilizam da ferramenta em seus processos decisórios.

O que é Sistema CRM?

Sistema CRM (Customer Relationship Management) é um software que cuida da base de clientes de uma empresa. Ele fornece e organiza informações comerciais, bem como identifica as melhores oportunidades para uma organização aumentar suas vendas.

Portanto, o CRM é utilizado por gerentes comerciais e suas equipes de vendas, bem como profissionais de marketing e diretores. Juntos, eles conseguem avaliar e executar estratégias para aumentar o potencial de vendas e fidelização de clientes.

Qual a diferença entre ERP e CRM?

Sistema ERP e Sistema CRM são dois tipos de sistemas de gestão mais utilizados no mercado. Enquanto que o primeiro se refere ao controle interno de processos empresariais, o segundo tem foco direto nos clientes.

Em outras palavras, o ERP lida com a parte de logística, despesas, estoque, atividades financeiras e demais operações gerenciais. Já o CRM atua no relacionamento com o cliente e controle de vendas.

Um sistema não substitui o outro, pois se tratam de estratégias e abordagens totalmente diferentes. No entanto, o relatório de um pode complementar os dados de outro e vice-versa, facilitando planos de ação da empresa.

Qual ferramenta escolher?

A resposta para essa questão vai depender das necessidades e prioridades da sua empresa. O Sistema ERP lida com gestão de custos e o CRM com gestão de vendas. Organizações que desejam crescer devem levar em consideração ambos.

No entanto, o CRM possui um custo mais acessível e é recomendado para pequenas e médias empresas. Afinal, o CRM de vendas é ideal para aumentar o faturamento dos vendedores e aumentar o número de clientes da empresa.

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