O tipo de Sistema CRM determina qual estratégia será utilizada no negócio e, claro, o tipo de resultado alcançado. A Redex Telecom, distribuidora e fabricante de soluções para telecomunicações, sabe muito bem disso.

Os negócios com provedores regionais da Redex cresceram 120% em 2017. Isso foi resultado de uma reformulação do CRM de vendas, o qual permitiu um melhor atendimento aos seus clientes.

A empresa espera ampliar seus negócios em mais 100% no próximo ano, tanto que dobrou a equipe de vendas. E não é só ela. Outras empresas estão reformulando o tipo de CRM que usam para melhorar os seus resultados comerciais.

Quer entender melhor? Acompanhe a seguir quais são os tipos de CRM existentes, os benefícios de cada um e a diferença entre eles!

Tipos de CRM e suas funcionalidades

Existem três principais tipos de CRM no mercado: Operacional, Analítico e Colaborativo. Pouca gente comenta, mas há também o Sistema CRM Estratégico.

Aqui abordaremos esses quatro CRM de vendas e suas especificidades. Confira-os abaixo:

CRM Operacional

Cuida da elaboração e manutenção de canais de relacionamento com o cliente, facilitando a automação de processos de marketing e controle de vendas. Ele organiza informações completas e históricos detalhados da relação com os clientes.

Assim, o Operacional auxilia a agilidade do suporte e atendimento, bem como a captação de feedbacks dos clientes.

CRM Analítico

Trata da avaliação da performance da empresa, levando em conta dados e cenários para conhecer os clientes e identificar as suas necessidades. Atua na identificação do comportamento dos consumidores e tendências.

Em geral, o Analítico colabora para criar uma visão mais sólida e estratégica dos clientes, fundamental para a segmentação e campanhas de marketing.

CRM Colaborativo

É o Sistema CRM responsável por integrar todos os pontos de contato com o cliente, envolvendo informações do CRMs Analítico e Operacional. Neste sentido, ele alimenta os perfis dos clientes por meio da colaboração com os outros sistemas.

O Colaborativo é relevante para construir uma visão mais ampla de mercado e gerar um grande banco de dados em tempo recorde.

CRM Estratégico

Une as funcionalidades do Operacional, Analítico e Colaborativo, promovendo um CRM capaz de antecipar as necessidades dos clientes, prever melhor as vendas, definir adaptações em cada processo e planejar a implementação de técnicas.

A partir do CRM Estratégico, qualquer empresa consegue estabelecer com exatidão o seu foco de vendas e, consequentemente, conquistar uma boa e lucrativa gestão.

Como investir em um Sistema CRM ideal para o seu negócio?

Escolher um CRM completo para o seu segmento é o primeiro passo para investir no Sistema CRM ideal para o seu negócio. E agora que você já conhece todos os modelos, fica mais fácil tomar uma decisão assertiva.

Mas lembre-se que independentemente do tipo, o software deve ser usado corretamente para alavancar bons resultados. Ele não irá garantir milagres, mas facilitará que você e sua equipe consigam chegar em resultados nunca vistos antes.

E aí você deve estar pensando: qual Sistema CRM é suficiente para alcançar os meus objetivos de negócios?

Impulsionando a sua empresa

Um dos sistemas de gestão de vendas ideal para todos os segmentos e para todos os negócios é o Luggia CRM. Adaptado para gerentes comerciais com mais de 5 vendedores ou participantes, ele tem feito a diferença para os seus parceiros.

Além de potencializar o relacionamento da equipe comercial com os clientes, o sistema ajuda a criar oportunidades de negócios para cada empresa. Controle de vendas, metas, atividades e atendimento pós-vendas são algumas de suas funcionalidades.

Tudo bem se você não tem muita experiência no assunto e não sabe muito bem o que fazer. O Luggia oferece 15 dias grátis para você fazer um teste e ver na prática o que esse software pode fazer pelo seu negócio.

Para transformar informação em oportunidade de vendas com um Sistema CRM, solicite um orçamento. O Luggia estará disponível para atendê-lo hoje mesmo!

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