Quando o assunto é gestão de vendas, pipeline e Sistema CRM representam as ferramentas mais relevantes do universo dos negócios. Afinal, elas formam o conjunto prático e eficaz de relacionamento com o cliente e controle de vendas.

Alguns empresários têm investido nesses recursos e conquistado resultados surpreendentes no mercado. Por outro lado, muitos profissionais estão perdendo oportunidades de crescimento por não saberem do que se trata.

Se você deseja aplicar um bom CRM de vendas e melhorar os resultados da sua equipe, vale a pena dominar o assunto e usar o conhecimento a seu favor. Assim, seus vendedores e representantes podem vender mais e melhor.

Para te ajudar nessa direção, organizamos todas as informações que você precisa saber antes de tomar uma decisão e, de quebra, uma dica bônus ao final para você aplicar hoje mesmo na empresa!

Vamos começar tirando uma dúvida importante…

O que é pipeline CRM?

Pipeline é definido como a estrutura do processo de vendas, no qual podemos chamar de funil de vendas. Essa estrutura serve para alinhar as etapas que a equipe comercial precisa seguir a fim de converter prospects em clientes.

Neste sentido, o pipeline CRM identifica cada passo do cliente no processo de vendas, desde ele sendo um desconhecido para a marca até ele comprar um produto ou serviço e se transformar em um cliente real.

O objetivo da estratégia é basicamente buscar o fechamento da negociação, educando o cliente e apresentando para ele as soluções que a compra pode oferecer em sua vida. No entanto, o pipeline não deve ser confundido com Sistema CRM.

Pipeline x Sistema CRM

Diferente do pipeline, que é usado para identificar cada passo do cliente no processo de vendas, o Sistema CRM trata de gerenciar o relacionamento com o cliente de forma automatizada. Assim, ele torna a gestão de vendas mais simples e eficiente.

Após a conversão do cliente, apoiada no pipeline, o Sistema CRM entra como estratégia para reter o cliente por meio do pós-venda. Para saber mais sobre isso, recomendamos conhecer a definição completa e o diferencial do CRM aqui.

O pipeline somado ao CRM de vendas resulta em sucesso e qualidade nas vendas. Ambos ajudam a ampliar os resultados dos gerentes e equipe de vendedores, a ampliar os resultados e a tornar o marketing mais eficaz.

Como funciona?

O pipeline CRM possui topo, meio e fundo. Quanto mais fundo o cliente se encontra, mais preparado ele está para tomar uma decisão acerca da compra do produto ou contratação do serviço oferecido.

Quanto mais no topo, menos ele sabe dos problemas que possui e das soluções que a empresa pode entregar para ele. No meio, o cliente vai moldando seu conhecimento sobre esses aspectos, mas ainda não está pronto para a compra.

O funcionamento do pipeline é simples e auxilia na abordagem ideal que cada vendedor pode realizar de acordo com a etapa em que o cliente se encontra. Em geral, as etapas do pipeline podem ser divididas em:

  • Público atraído;
  • Leads;
  • Prospects;
  • Oportunidades;

Essa é a ordem crescente de uma estrutura que pode ser utilizada em qualquer segmento. Que tal usar ela para garantir melhores resultados daqui para frente?

Aplicando pipeline e Sistema CRM no seu negócio

Você pode implantar o pipeline e o Sistema CRM Luggia para acompanhar os contatos comerciais e realizar um controle de vendas mais efetivo. Se quiser contar com apoio profissional nesse assunto, o Luggia CRM pode te ajudar.

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