Quando o assunto é conquistar clientes, as empresas logo apontam um sistema CRM responsável pelo ciclo de vendas. Com um maior controle do funil de vendas, os gerentes conseguem administrar eficientemente as oportunidades comerciais.

É o caso da agência de restaurantes online iFood, por exemplo. A campanha de promoções da Black Friday, em novembro de 2017, rendeu um aumento de mais de 200% para a empresa, se comparado ao mesmo período de 2016.

Diferente dos outros anos, o iFood dividiu a Black Friday em duas etapas em 2017. A primeira ocorreu do dia 1º ao dia 13 de novembro, com descontos de 30%. Já a segunda foi do dia 14 ao dia 26, na qual os descontos alcançaram 50%.

Quais foram as estratégias para esse sucesso?

O motivo do sucesso se deu a partir da mudança na estrutura da campanha e do contato mais próximo entre a empresa e seus parceiros, os restaurantes. Em entrevista à Revista Exame, o gerente de CRM do iFood, Bruno Pirim, explica o assunto.

“Trabalhamos com uma equipe mais especializada em cuidar dos parceiros e a garantia de entrega de volume de vendas para esses parceiros”, comenta. Essa é uma das razões para apenas um dia serem realizados cerca de 14 pedidos por segundo.

No entanto, para chegar nesse alcance de consumidores e parceiros, é necessário usar o CRM de forma inteligente. Quer saber como? Entenda a seguir quais os benefícios desse sistema e como ele pode potencializar os resultados da empresa.

Mas antes vamos entender melhor esse assunto…

O que significa CRM de vendas?

CRM (Customer Relationship Management), traduzido como Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, é uma estratégia para gerenciar as relações entre uma empresa e seus clientes.

Dessa forma, o CRM de vendas auxilia gerentes e equipes comerciais a ampliar seus resultados e tornar o seu marketing mais eficaz. Isso é feito por meio do ciclo de vendas, que é organizado e pode ser automatizado com um sistema CRM.

A automatização é a solução efetiva para tornar a gestão de vendas mais simples, prática e eficiente. O sistema ajuda a aumentar a lucratividade e reduzir o ciclo de vendas, conquistando a satisfação dos clientes com mais facilidade.

O diferencial do sistema CRM

Para uma equipe comercial, o sistema CRM traz diversas vantagens que vão muito além da organização e acompanhamento dos dados de clientes e parceiros. Confira alguns benefícios a seguir:

  1. Automação de processos;
  2. Controle de oportunidades;
  3. Otimização do funil de vendas;
  4. Organização de tarefas comerciais;
  5. Controle e acompanhamento de negociações;
  6. Controle da produtividade da equipe de vendas;
  7. Gráficos e relatórios para mensurar os resultados.

Se você gerencia 5 ou mais vendedores, sejam eles internos, externos ou de telemarketing, e ainda não conta com um sistema CRM, você pode estar perdendo competitividade no mercado.

Afinal, quem não conta com um controle de vendas realmente eficaz pode estar com os dias contados. Mas isso pode mudar, ainda mais se você deseja estar…

Potencializando os resultados da sua empresa

Imagina poder usufruir de um sistema que facilita a organização de todos os clientes e parceiros? Isso evitaria as chances de você ou sua equipe perderem potenciais oportunidades de negociações, certo?

Vamos voltar um pouco ao nosso início de conversa. Lembra do sucesso do iFood na Black Friday? Se a sua empresa deseja conquistar o mesmo nível de gestão de vendas, um sistema CRM pode potencializar os resultados de maneira mais rápida.

Essa ferramenta é uma das melhores para vencer a dificuldade em registrar e acompanhar as negociações comerciais e a própria evolução dos vendedores e representantes. Quer saber como isso é na prática?

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