Qual é a relação do sistema CRM (Customer Relationship Management) com o contato com os clientes? Será que ele é tão necessário assim para fazer com que tudo isso dê certo?

No texto anterior, falamos sobre o sistema CRM e a maneira com que você pode diminuir o tempo de negociação com o cliente (aconselhamos que você leia também).

Mas hoje vamos falar de dicas essenciais para que os primeiros contatos com o seu possível cliente se torne tão inesquecível que ele realmente escolha fazer negócio com você.

Isso porque a relação entre o cliente e sua empresa é estilo um namoro, em que vocês precisam se conhecer o suficiente para tomar a decisão de se casar. Entenda melhor como chegar nesse passo com as nossas dicas!

O sistema CRM como apoio para o primeiro contato

Muitas empresas perdem tempo e, consequentemente, dinheiro quando não investem em um sistema CRM para apoiar os processos de venda.

Dentre inúmeros benefícios que fazem com que a empresa monitore e melhore os resultados e o faturamento, você pode perder a principal vantagem: a antecipação do desejo do cliente.

Entenda que, com todos os seus compromissos ou contatos dos vendedores, fica difícil lembrar de cada cliente e do que, exatamente, foi conversado com ele.

Por falta de informações do histórico do cliente ou até por não ter como salvar uma pesquisa detalhada sobre o perfil do prospect em um lugar confiável, muitas empresas perdem o seu maior patrimônio: os dados dos leads.

Por isso, o primeiro contato com o cliente deve ter informações base, fazendo com que seja “amor à primeira vista” com ele. E é exatamente essa gestão e controle de vendas que o Sistema CRM fornece.

Conheça totalmente o que você está vendendo

Você já foi atendido por alguém que demonstrou não saber nada do que estava vendendo? É horrível fazer a mais simples das perguntas e um representante daquele produto não conseguir responder.

Simples, isso não traz segurança e gera desconfiança por parte de quem está sendo atendido. Pode ser que o cliente até pense: “Será que esse produto realmente é essencial para mim? Se o vendedor não sabe explicar agora, como será no futuro?”

E essa não é a impressão que você deseja passar para o cliente, certo? Então, a nossa dica é: conheça muito bem o que você está vendendo para que não seja pego de surpresa.

A ideia é exatamente ao contrário: surpreender o cliente, se antecipando aos desejos dele com o sistema CRM e ainda mostrar que o produto é o que ele precisa, mesmo antes dele saber que precisava disso.

Conheça pelo menos um pouco do cliente que você está visitando

Se você ainda não entendeu que um sistema CRM de vendas é essencial para ter um primeiro contato impressionante com seus clientes, essa é a hora!

Certamente, você ou sua equipe perderá muito tempo anotando as informações do perfil do cliente antes de contatá-lo. Fora o risco de um café entornar nas folhas, ou elas simplesmente sumirem.

Vamos esquecer a era das cavernas? O sistema CRM poupa todo o tempo que você teria para escrever e ler as informações.

Lá, você pode salvar as informações dos clientes antes de contatá-los e ainda tem a possibilidade de cadastrar novos dados baseados em cada contato.

Dessa maneira, se algum dia você precisar ter isso em mente rapidamente, você pode entrar no sistema em nuvem de qualquer dispositivo e consultar esses dados novamente.

Esse é um dos pontos que mostramos no nosso ebook melhore os resultados e o faturamento da sua empresa com um sistema de gestão.

Seja pontual e leve algo que encante o cliente

Não há nada pior do que ser cliente e ficar esperando a boa vontade dos vendedores aparecerem. Mostra falta de interesse e comprometimento com os resultados – tanto dos prospects como da própria empresa.

Por isso, a nossa última dica é: chegue sempre na hora – e até antes. Mesmo que o seu tempo esteja um pouco escasso.

Lembre-se de que esse cliente pode se tornar o seu maior ativo daqui a alguns dias ou meses. Portanto, não o subestime e nem tenha medo de investir seu tempo com ele.

Mais do que ser pontual: leve um brinde para ele, algo que mostra que sua empresa realmente se importa e pensa nele – lembre da relação de namoro que falamos no início.

Para que o cliente “case”, ou feche negócio, é necessário que você o encante primeiro, assim como o namoro. Essa é uma das principais lições que você jamais deve esquecer.

E aí, já aprendeu como conquistar o cliente?

Trate a relação de vocês dessa maneira e garantimos que os seus resultados serão outros daqui para frente.

Além disso, quer conhecer um sistema CRM que facilite tudo isso para você? Então, não perca tempo e veja as vantagens que você terá aderindo um que se enquadre na sua empresa.

O Luggia CRM é ideal para qualquer um que deseja ter mais resultados e que quer iniciar relações duradouras com o cliente. Conheça esse sistema e veja seus resultados aumentarem a partir de hoje!

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