Você está insatisfeito com a sua equipe de vendas e quer saber quais são os pontos que pode melhorar? Até o fim deste artigo, vai descobrir que o sistema CRM tem mais a ver com isso do que você pensa.

Se você ainda não sabe o que é um CRM de vendas e qual é a sua importância, não deixe de ler este artigo.

Se você ouvia reclamações da equipe de que os leads estão ruins e de que a culpa não é deles, só existem duas situações prováveis:

  1. Sua equipe não está alinhada com o setor de marketing;
  2. O marketing não entrega bons contatos para o setor de vendas.

Independente de qual das duas situações seja a sua, os resultados são os mesmos:

  • Empresas que têm vendas e marketing alinhados geram 208% a mais na receita, de acordo com a MarketingProfs.
  • Se as equipes de vendas e marketing estão sincronizadas, a empresa se torna 67% melhor em fechamento de negócios, de acordo com a Marketo.
  • Alinhar setores de marketing e vendas impacta seu crescimento em até 3x mais, segundo a Bulldog Solutions.

Os passos para montar e gerenciar uma equipe comercial de sucesso, contando com um sistema CRM

Faça parte do processo seletivo!

A dica é: contrate perfis diferentes de vendedores. Cada um tem uma qualidade e pode fazer com que clientes diversos aceitem comprar.

Uma equipe diversa pode realmente ser uma das melhores opções para alcançar toda a gama de clientes que você possuir (ativos e inativos).

Para isso, é importante que você faça parte do processo seletivo e ajude a formar a equipe que precisa no momento.

Mostre o que eles podem ser (independente do tempo de empresa)

Para os novos vendedores, mostrar como eles podem crescer é essencial para “encher os olhos” e fazer com que eles queiram se dedicar de corpo e alma ao setor e à equipe.

Mas existem também as pessoas que estão desmotivadas dentro da equipe. Para o gestor, é importante fazer com que a motivação surja novamente.

Ou seja, você precisa lembrá-lo constantemente do porquê ele está ali e qual é o objetivo dele, para que esse vendedor se mantenha cumprindo e ultrapassando as metas.

Acredite no potencial de cada um

Não adianta só fazer com que alguém sonhe e não dar o “caminho das pedras”. Um bom gestor não tem medo de fazer seu vendedor crescer apenas porque não quer perdê-lo na área de vendas.

Acredite no potencial dele e invista nisso. Com certeza, ter um sub-líder com você pode ajudar a erguer sua equipe, sempre que necessário.

Capacite e promova

Para mostrar que você acredita no potencial da equipe, não esqueça de treiná-la para vender e te ajudar a liderar.

Uma boa equipe entende que todos devem ser líderes. É o que chamam na área de vendas de “sangue nos olhos”.

Essa expressão se refere aos grupos de pessoas que independem de serem motivados. Eles já foram o suficiente para seguir com suas próprias pernas e gerar resultados sem precisar de empurrões.

Pague o adequado pelo trabalho

Com certeza, o salário conta muito nos prós e contras, para que alguém qualificado se disponha a enfrentar desafios, se manter na equipe e alcançar metas.

Não adianta ter mais responsabilidades e ganhar menos. Não funciona ter uma equipe boa nas mãos, se eles não são recompensados pelo excelente trabalho.

Isso é algo que precisa entrar na mente dos empreendedores e dos gestores: nenhuma excelente equipe resiste a um salário ou comissionamento ruim.

Meta SMART

Chegamos a um ponto muito importante: a meta tem que ser adequada para o seu tipo de negócio.

Existem empresas que querem “sugar” os vendedores e ainda culpá-los por não “bater as metas”, mas essas metas são impossíveis de serem atingidas, se for contar com a realidade do negócio.

Por isso, a meta deve ser o que chamamos de SMART: Específico (S), Mensurável (M), Atingível (A), Relevante (R), Temporal (T) – qualquer dia falamos melhor sobre isso.

Para acompanhar o seu histórico de vendas, é importante contar com um sistema CRM adequado e que ofereça um controle de vendas eficiente.

O Feedback é um dos princípios primordiais para gerar vendas

Todos gostam de ter retornos do trabalho. Para acompanhar e dar feedbacks, o sistema CRM é essencial.

Não tenha receio de usar tempo demais dos vendedores, até porque, de acordo com a Hubspot, apenas 34% desse tempo é usado para vender.

Ferramentas necessárias: Sistema CRM pode auxiliar e facilitar o trabalho ajudando a alcançar melhores resultados

Para que você se convença de que a sua equipe precisa de um sistema CRM para vender mais e ser mais produtiva, veja os seguintes dados:

  • Um sistema CRM pode aumentar em até 29% as vendas, 34% a produtividade e 42% a precisão, de acordo com a SalesForce;
  • 74% dos usuários de um sistema CRM afirmam que o acesso dos dados dos clientes melhoraram após o uso, segundo a Software Advice;
  • 47% afirmaram que o sistema CRM de vendas teve um impacto significativo para reter clientes e satisfazê-los também.

Quer que a sua equipe de vendas tenha um desempenho muito melhor daqui pra frente? Teste gratuitamente o CRM da Luggia e comprove os resultados!

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