Fazer uma boa gestão da carteira de clientes envolve algumas estratégias simples, porém, eficazes. Desde contar com um bom Sistema CRM até investir na formação dos vendedores, existem muitos detalhes a serem levados em conta.

Esse é um assunto delicado que muitas vezes resulta em dor de cabeça para os gerentes comerciais e seus representantes. Aliás, ele é determinante para o sucesso ou fracasso da empresa no mercado.

Caso você tenha dúvidas de como gerenciar a sua carteira de clientes e fazer uma boa gestão de vendas junto com a sua equipe, esse conteúdo pode te ajudar. Reunimos algumas dicas de como fazer isso de uma forma prática e eficiente.

Continue lendo e aprenda como administrar a sua carteira de clientes a partir de hoje. Ao final, deixamos uma dica de como impulsionar os seus resultados, gerando um controle de vendas efetivo e mais oportunidades de negócios! Vamos lá?

1 – Crie um plano de ação

Planejamento é a chave para tornar o sucesso previsível, inclusive quando o assunto envolve gerenciar a carteira de clientes. Crie um plano de ação com metas, atividades e responsáveis relacionados a carteira de clientes.

Isso vai te ajudar a organizar melhor o atendimento e o relacionamento com o público, ocasionando uma gestão de vendas mais produtiva.

2 – Segmente os seus clientes

Separar os clientes em grupos é um passo importante para aumentar as possibilidades de uma relação mais satisfatória com eles. Segmente os seus clientes de acordo com os atributos que você achar mais relevantes.

Desde inativos e ativos, você pode usar várias características para separá-los em grupos. Para administrar melhor os dados, vale a pena contar com um Sistema CRM.

3 – Reduza o tamanho da carteira

Diminuir o tamanho da carteira de clientes traz oportunidades únicas de relacionamento mais qualificado e controle de vendas. Afinal, uma carteira enorme nem sempre traz reais oportunidades de negócio.

Foque na qualidade da sua carteira e a sua equipe comercial terá resultados mais positivos, evitando clientes insatisfeitos e queda nas vendas.

4 – Invista na formação dos vendedores

A formação dos seus vendedores é um fator decisivo para a gestão da carteira de clientes. Quanto mais eles estiverem preparados e motivados para lidar com cada cliente, melhor será o desempenho e a produtividade de cada um.

Por isso, divida a carteira com os vendedores e incentive eles a se tornarem especializados em cada segmento de cliente.

5 – Faça uma gestão ativa da carteira

É importante gerenciar a carteira periodicamente para evitar que ela fique desorganizada e cheia de contatos desqualificados. Você pode fazer isso com a sua equipe, dividindo a tarefa e estimulando um contato frequente com os clientes.

Isso evita deixar qualquer contato “esfriando” e, logo, perder a chance da venda. Para armazenar as informações corretamente, um Sistema CRM pode auxiliar.

6 – Mensure o desempenho da gestão

Não adianta se basear em interpretações pessoais ao gerenciar a carteira de clientes. É preciso mensurar o desempenho da gestão e a performance da equipe comercial de tempos em tempos, a fim de ter uma visão clara do negócio.

Essa nem sempre é uma tarefa fácil, mas um CRM de vendas automatizado pode ser extremamente útil para monitorar o processo de vendas geral.

7 – Conte com as facilidades tecnológicas

A tecnologia trouxe facilidades para as empresas. Aproveite dela para alavancar os seus resultados, desde a administração da carteira de clientes até o armazenamento de novas informações do processo de vendas.

Uma dica é adotar uma ferramenta CRM de vendas para acompanhar o controle de clientes, gestão de equipes e indicadores de desempenho.

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