Independente do seu tipo de negócio, contar com um sistema CRM pode ser decisivo para diminuir o tempo médio de fechamento com os leads.

Mas você já sabe como funciona o ciclo de vendas? Você costuma acompanhar a equipe nessas fases de negociação? É muito importante que esse acompanhamento seja feito, pois o prospect de hoje pode ser o seu cliente mais valioso de amanhã.

Então, você tem a seguinte situação: uma equipe de vendas de qualidade e vários contatos para serem convertidos; seus vendedores entram em contato e apresentam a proposta, mas o tempo de negociação é alto…

Com tudo isso, você tem clientes em potencial, mas que demoram a fechar uma venda, o que acaba prejudicando o cronograma financeiro da empresa.

Ou seja: você tem bons produtos / serviços, tem um sistema CRM para apoiar os vendedores e conta com uma boa equipe, mas o ciclo de fechamento das vendas é alto e desgastante. Como reverter esse quadro e negociar mais rápido com o prospect?

Continue a leitura e veja algumas dicas preciosas para que as vendas apareçam mais rápido na empresa, sem abrir mão da qualidade.

Dica 1 – Adquira contatos qualificados

Não adianta passar uma lista de contatos com qualquer perfil para os seus vendedores, é importante que eles se enquadrem no tipo de cliente que sua empresa atende. Se você tiver uma base de dados com um volume alto, mas sem critérios, é provável que a conversão seja baixa.

Muitas vezes, os vendedores, contando com o apoio de um sistema CRM de qualidade, podem até conseguir converter alguns contatos fora do perfil da empresa, mas o tempo de negociação acaba se tornando mais alto do que seria com outros clientes mais adequados.

Você pode tomar algumas medidas para resolver isso, como:

  • Contratar empresas que possuem listas de mailings e prospects qualificados para o seu negócio (pesquise por empresas de bureau de crédito);
  • Contatar os contatos da base antes da visita física – acredite ou não, o telefone ainda é um dos melhores meios para converter mais (se sua empresa já trabalha com telemarketing, você deve saber bem disso);
  • Aproveitar todas as oportunidades de contato para enviar uma proposta e saber exatamente do que o cliente precisa, aumentando consideravelmente as chances de conversão.

Dica 2 – Analise o tempo real de conversão dos seus produtos

Não adianta querer que os vendedores corram contra o tempo apenas para conseguir mais clientes, até porque isso pode acabar prejudicando a sua qualidade e ticket médio.

Por isso, é importante que você acompanhe de perto o tempo médio entre o primeiro contato e o fechamento, sabendo exatamente qual área pode ser otimizada para uma conversão mais rápida.

Para analisar da melhor maneira o tempo médio do ciclo de vendas, conte com um Sistema CRM de vendas que te dê todo o histórico de tabulações.

Se você ainda não conta com um sistema para gestão de vendas, é importante que conheça um agora e não perca vendas.

Para ter uma boa análise no sistema CRM, você pode se basear pelo tempo de negociação dos melhores vendedores (se eles conseguem, outros também podem).

Além disso, não esqueça de considerar quais ciclos existem entre o primeiro contato e o fechamento, como: primeiro contato, falar com o decisor pela empresa, entender as necessidades, apresentar uma proposta a ele e o fechamento (seja com um sim ou não).

Dica 3 – Estabeleça a cultura de vendas correta

É importante que seus vendedores tenham a cultura de vendas “entranhada” desde que entram na empresa – se você ainda não aplicou isso, é melhor correr.

Isso porque se os vendedores não seguirem corretamente alguma das 5 etapas da venda (abordagem, sondagem, apresentação, argumentação e fechamento), o tempo de negociação pode ser muito maior.

Por exemplo: seu vendedor entrou em contato com o “cliente A” e não fez uma sondagem correta, depois enviou a proposta e agendou o retorno…

Ao falar novamente com o cliente, é provável que a oferta enviada não seja adequada e ele tenha um retrabalho na oferta, aumentando o tempo de negociação – isso se o cliente não desistir da compra porque acha que o produto não serve pra ele.

Também é importante que a equipe não perca o “time” da venda. Caso você identifique no sistema CRM várias tabulações de análise de proposta, confira se o vendedor está tendo alguma dificuldade no fechamento.

Dica 4 – As ferramentas certas são decisivas para um ciclo de vendas menor

Um sistema CRM é a melhor opção para manter a comunicação entre os vendedores e a gestão, além de ajudar os vendedores na hora da negociação.

Não há como lembrar todas as informações dos clientes de cabeça, e é por isso que as informações que são colocadas no sistema CRM em cada contato são tão preciosas.

Com mais informações e detalhes sobre propostas enviadas, o consultor perde menos tempo antes e depois dos contatos, sem precisar refazer a abordagem para saber qual oferta o cliente recebeu e realizando o fechamento em menos tempo.

Não adianta ser qualquer CRM, é importante adotar um sistema CRM para potencializar as vendas da empresa. Já conhece algum? O seu está te atendendo?

Conheça as soluções da Luggia CRM e confira como esse sistema vai potencializar suas vendas e diminuir o tempo do ciclo de vendas!

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