Ciclo de vendas

Recentemente, pequenas e médias empresas que desejam gerar mais resultados estão investindo em um sistema CRM para otimizar o seu ciclo de vendas. O professor Alberto Ajzental exemplifica essa nova realidade em um exemplo prático…

Imagine dois clientes de diferentes pizzarias. Um é atendido normalmente, solicitando seu pedido e fornecendo seu nome, endereço e telefone. O outro é chamado pelo nome, onde o atendente lhe pergunta se gostaria de fazer o pedido como de costume.

Ele confirma seu endereço, a forma de pagamento e ainda recebe uma oferta tentadora. A sua pizza preferida, só que artesanal. Ele aceita, por mais que a conta fique mais cara. Logo, o atendente pergunta se ele gostou da sobremesa que comprou outro dia.

Ele diz que sim, mas não quer engordar. Em seguida, ele recebe mais uma oferta valiosa. Dessa vez a mesma sobremesa, com uma versão de baixa caloria. O cliente se interessa e a compra é realizada.

Qual o segredo?

O segundo cliente foi atendido por uma pizzaria que faz uma gestão de vendas eficiente, a partir de um sistema CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente), o qual identificou o número que estava chamando e todo o histórico de compras realizadas.

Você pode estar entre os milhares de gerentes comerciais que lideram equipes com enorme potencial para alavancar os negócios, mas não sabe por onde começar. O ciclo de vendas é um bom caminho, quer saber de que forma?

Continue lendo e descubra a seguir o funcionamento desse recurso e como ele interfere significativamente nos resultados dos vendedores e representantes!

O que é o ciclo de vendas?

O ciclo de vendas é a sequência de etapas fundamentais para vender um produto ou serviço, começando no primeiro contato do cliente com a empresa e terminando no pós-venda.

Apesar de ser algo variável, o ciclo conta com alguns passos comuns para qualquer negócio, tais como:

  1. Prospecção;
  2. Contato inicial;
  3. Identificação das necessidades do cliente;
  4. Apresentação da oferta;
  5. Negociação;
  6. Fechamento;
  7. Acompanhamento pós-venda.

Ao final, o ciclo bem-sucedido se repete com as indicações e/ou procura de novos clientes. Ele geralmente é acompanhado de um sistema CRM para acompanhar e controlar as vendas com mais praticidade.

Como ele interfere nos resultados?

Quando um gerente comercial e a sua equipe entendem o procedimento de cada etapa do ciclo, a gestão de vendas se torna mais eficaz. Afinal, eles conseguem aplicar estratégias para reduzir o ciclo e levar os clientes naturalmente à compra.

Conhecendo bem essa dinâmica, fica fácil identificar as fases mais importantes que aumentam as vendas. Isso possibilita que os vendedores conquistem mais resultados de forma acelerada, ocasionando em um nível maior de satisfação dos clientes.

No entanto, para alcançar essa dimensão de controle de vendas é necessário contar com algumas ferramentas. Entre elas está uma que aumenta poderosamente a produtividade e competitividade da empresa…

Um sistema CRM estratégico para o seu negócio

Um bom sistema CRM é importante para melhorar os resultados de uma empresa, já que ele facilita a organização dos contatos comerciais para evitar a perda de potenciais oportunidades de negócios.

Lembra da história da pizzaria no início da nossa conversa? Bastou um sistema CRM estratégico e um atendente bem treinado para tornar mais pessoal o relacionamento entre o cliente e a empresa.

Assim, o consumidor pode comprar mais e você, claro, aumentar suas vendas. Já pensou em alcançar ainda mais sucesso a partir de um maior controle de vendas e oportunidades?

Transforme informação em oportunidade de vendas com um sistema CRM prático, eficiente e organizado!

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